O brincar e suas funções

O brincar tem diversas funções na vida de uma criança: 

- Escolha/decisões: a criança precisa fazer escolhas ao brincar, o que brincar, como brincar, com quem brincar, entre outros. Isso auxilia no processo de decisão. 

- Negociação: aspecto muito presente nas brincadeiras, principalmente as em grupo, onde é preciso conversar com o outro e chegar a um acordo para que a brincadeira/jogo aconteça. 

- Criar e seguir regras: as brincadeiras têm regras a serem seguidas, isso demonstra para a criança de que há um limite, que é preciso combinar antes de brincar como serão as diretrizes dessas brincadeiras. Muitas vezes as crianças não querem seguir a regra real e criam novas, o que estimula a criatividade e autonomia.

- Socialização: um dos principais benefícios do brincar seria esse, o de fazer parte de um grupo, de estar com outros, aprender a respeitar o próprio espaço e o do outro, desenvolver estratégias de comunicação, etc. 

- Imaginação:  a brincadeira tem algo importante para a criança que é a imaginação, na brincadeira ela imagina e realiza muitas coisas. 

Psicoterapia infantil vs brincar

No que se refere a psicoterapia infantil, o sentimento é difícil de ser traduzido em palavras pela criança, então, é por meio do lúdico, da brincadeira, que a psicologia acessa esse sofrimento e auxilia a criança na elaboração. 

Por que no lúdico, na brincadeira? Porque esta é a linguagem da criança, e nada mais justo do que oferecer a ela um espaço onde possa ser criança e ser “ouvida” como criança na sua linguagem do brincar.

Importância dos pais

É muito importante para o desenvolvimento emocional da criança ter momentos com os pais e/ou responsáveis. Além de fortalecer o vínculo entre os familiares, permite a criança um espaço onde ela possa brincar, aprender, conversar, etc.

Ter momentos para brincar com a criança faz com que ela se sinta incluída no círculo familiar, se sinta pertencente a um lugar, lugar este onde ela se sente segura. Faz com que a criança perceba que os pais também fazem parte do mundo dela, mundo infantil, compartilhando brincadeiras, jogos, momentos de qualidade e aprendizagem, afinal, a brincadeira ensina muito a criança e os pais podem fazer parte desse processo de forma ativa. 

Como tem sido seu tempo com o seu filho? Vocês têm conseguido vivenciar momentos de qualidade? Além de fazer bem à criança faz bem aos adultos também! 

Psicólogo Elton Hildebrand.

CRP 12/16880

(47) 9 9991-5756

GIF em destaque da série Ryan's Mystery Playdate.